segunda-feira, 21 de março de 2011

O Comité Central sem Partido


"Como cada um de nós era vários, era já uma multidão considerável"
 
Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mil Platôs - Capitalismo e Esquizofrenia


Está fundado o Comité Central, instalado confortavelmente em cima da primavera e das revoluções quotidianas mundiais. Este é um comité central que não foi eleito nem representa ninguém. Somos o Comité Central sem partido, sem povo e sem capital. Autocrática e autotelicamente constituímo-nos como o nosso próprio povo, o nosso próprio lobby, a nossa própria repressão contra nós mesmos e o nosso próprio regime. Queremos inaugurar a era da política masoquista e do egoísmo esclarecido.

A data da fundação deste Comité Central não é ocasional ou arbitrária. Hoje, dia 21 de Março, a OMS comemora o dia do Sono; na Jordânia, Líbano, Síria e Iêmen comemora-se o dia das Mães; é o primeiro dia do Zodíaco e comemora-se o dia mundial da astrologia; a UNICEF comemora o dia mundial da infância e a UNESCO comemora o dia mundial da poesia.

Assim, apresentamos uma moção de solidariedade para com a sonolência, os signos do Zodíaco, as crianças e os filhos dos outros, a poesia, a primavera e a as mães da Jordânia, Líbano, Síria e Iêmen. Queremos ainda dar os parabéns ao Napoleão Bonaparte e à india nativa Pocahontas que fazem anos hoje.

O Comité Central começa hoje a sua actividade e queremos ansiosa e calmamente ser incómodos e apelativos, chocantes e pacifistas, subversivos e ortodoxos, ambivalentemente revolucionários e alegremente imersos em contradições internas. Assim, muy democrática e autoritariamente propomos moções, poemas, flores, discursos, lírios e delírios, músicas e hinos, propostas de lei, perfumes, reformas e legumes.

Somos romanticamente progressistas e idealisticamente revolucionários. Não somos da esquerda liberal e moderada, nem somos da esquerda burocrata e repressiva nem sequer da esquerda radical. Somos sim, da esquerda lírica e bucólica!

Comité Central

1 comentário: